SOBRE O CRIADOR
IMI LICHTENFELD
O fundador do Krav Magá, Imi Lichtenfeld, nasceu em Budapeste na Hungria, no dia 25 de Maio de 1910, tendo passado a sua juventude em Bratislava.
Antes da 2ª Guerra Mundial, Imi liderava um grupo de jovens em Bratislava que lutavam contra grupos anti-semitas em defesa dos bairros judeus. Nesse tempo ele começou a criar um conjunto de técnicas de defesa pessoal para situações reais.
Com o estabelecimento do Estado de Israel em 1947, Imi Lichtenfeld se tornou o Instrutor Chefe de Condicionamento Físico e Defesa Pessoal na Escola de Aptidão ao Combate das Forças de Defesa de Israel (IDF).
Ele serviu na IDF por 20 anos, durante este tempo continuou a desenvolver, refinar e compilar este método de combate corpo-a-corpo.
Em 1964 Imi saiu da IDF, no entanto continuou a colaborar com os serviços de segurança de Israel. A partir desta data, ele começou a ensinar o Hagana Atzmit (defesa pessoal), para a população civil. Imi achava que não era apenas o exército que precisava de Krav Maga, mas que toda a população deveria saber se defender e ser capaz de sobreviver a situações de perigo.
No ano de 1971 foi estabelecido por Imi o nome Krav Magá (do hebraico “combate de contato”) para a Arte Marcial de Defesa Pessoal que ele havia desenvolvido.
Ele, como faixa preta de judô, queria que o KM seguisse o padrão de graduação de Jigoro Kano (o criador do judô), então adotou o mesmo sistema de faixas para a prática da luta.
Assim como a arte de Kano era ensinada em japonês, Imi queria que o Krav Maga fosse ensinado em hebraico.
Durante os anos seguintes Imi e seus alunos se empenharam na divulgação da técnica pelo mundo e em 1978, foi fundada a Associação Israelense de Krav Maga (IKMA).
Em Janeiro de 1998, aos 88 anos de idade, Imi Lichtenfeld faleceu em Netanya, Israel.